top of page
  • Foto do escritorMarcus Araujo

Mitos e verdade sobre a hipnose


Algumas das dúvidas mais comuns que surgem no dia a dia, começando por uma das mais comuns:


O estado de hipnose é igual o estado de sono?

MITO!

James Braid acreditava que podia induzir seus pacientes a um "estado de sono" e por isso criou o termo Hipnosis - derivado de Hipnos (Deus do sono) + osis (ação ou processo em latim).


Quando outros pesquisadores e estudiosos perceberam que hipnose e o sono são estados de consciência completamente distintos o termo já estava popularizado e assim permaneceu.


Durante a hipnose é necessário que o hipnotizado participe do que está acontecendo, caso contrário ela não acontece!


O misticismo envolvendo a hipnose e a maneira com que ela é abordada em filmes, desenhos e programas de televisão acabam levando as pessoas a seguinte questão:


Vou perder o controle da minha mente durante uma sessão de hipnose?

❌MITO!


O hipnotista não controla sua mente! O indivíduo hipnotizado que escolhe a direção que deseja seguir, nós enquanto hipnotistas somos apenas um guia durante esse caminho.


Hipnose pode ser usada como forma de anestesia?

✔️VERDADE!


A hipnose pode reduzir ou até mesmo substituir completamente o uso de anestesia em procedimentos cirúrgicos, consultórios odontológicos, estúdios de tatuagem, etc.


Além da redução de custos o uso da anestesia hipnótica diminui o risco de complicações e aumenta a velocidade de recuperação.


Através de induções e sugestões é possível resgatar uma sensação anestésica já experenciada, seja uma memória de quando tomou uma anestesia anteriormente, ou simplesmente quando ficou muito tempo em uma posição que deixou seu braço ou seu pé dormente, e com isso, trazer a sensação para o momento presente na região que passará por um procedimento.


Hipnose pode ser usada como terapia?

✔️VERDADE

.

O Conselho Federal de Psicologia reconhece a hipnose como terapia auxiliar, porém, a hipnose sozinha não é um tipo de terapia e sim uma ferramenta que acelera o processo terapêutico com a utilização de diversas técnicas psicoterapêuticas (TCC, Constelação Familiar Sistêmica, Psicologia, Psicanálise, PNL, etc.).


A Hipnose é reconhecida pela ciência?

✔️VERDADE


A hipnose é aceita cientificamente quanto ao uso para tratar ou auxiliar no tratamento de diversas doenças, a ciência já vem estudando intensivamente o uso da Hipnose em diversas áreas da nossa vida, e já comprovou que esta ferramenta pode:


• diminuir dores crônicas

• tratar depressão e ansiedade

• melhorar a autoestima

• melhorar sua concentração

• acabar com a insônia

• auxiliar no processo de emagrecimento

• tratar vícios com drogas, jogos, sexo, etc.

Todas as pessoas podem ser hipnotizadas?


Desde que a pessoa não tenha nenhuma debilidade mental sim, todas as pessoas podem ser hipnotizadas.


Hipnose é comunicação, a pessoa a ser hipnotizada precisa compreender o que está sendo falado e ter concentração suficiente para seguir as orientações do hipnotista.


Claro, algumas pessoas são mais hipnotizáveis que as outras, mas, basta se permitir que o processo acontece.


Hipnoterapia é a mesma coisa que hipnose de palco?

❌MITO!


A hipnose de palco ou hipnose de rua, usada para entretenimento trás automaticamente lembranças da pessoa com as mãos coladas, comendo cebola achando que é maça, ou então falando no dialeto dos extraterrestres, sentindo muito calor ou muito frio, um cheiro ruim da pessoa ao lado, e por ai vai...


Isso quer dizer que na clínica passarei por essas sugestões? Não, e nunca!


A única coisa em comum será a técnica que tem como princípio o relaxamento e a indução ao transe, mas na clínica focamos em abrir sua mente para novas percepções sobre assuntos (na maioria das vezes inconscientes) que trazem desconforto e traumas.


A hipnose clínica não oferece qualquer perigo ao cliente e os resultados costumam ser bem eficazes, progressivos e permanentes.


Durante uma sessão de Hipnose posso falar algo que não gostaria

MITO!


Você não fala nem faz nada que não queira, nada que fira seus valores!

.

Durante o processo de hipnoterapia você falará apenas o que for relevante para sua transformação.


A hipnose pode tratar vícios e fobias?

✔️VERDADE!


A hipnose é uma ótima ferramenta para o tratamento de vícios, resultados incríveis em pouquíssimas sessões, descobrindo a função do vício na sua vida fica muito mais fácil trabalhar as ressignificações e dessensibilização, a liberdade acontece mais rápido do que você imagina.


Quanto as fobias, acredite, você não nasceu com ela, em algum momento você aprendeu a ter esse MEDO EXACERBADO sobre algo, esse medo que te congela, e, a melhor notícia é que é possível se livrar de uma vez por todas dessa fobia em poucos minutos.


Quer conhecer mais sobre a hipnose? Me chame no WhatsApp!


Marcus Araújo - Hipnoterapeuta

(11) 99160-6991

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page